Óculos, seus aliados na produtividade
7 de fevereiro de 2018
Artrite reumatoide pode causar doenças nos olhos
21 de fevereiro de 2018
Show all

Como saber o seu formato de rosto e o óculos ideal

Quando vamos em busca de um óculos de grau a primeira coisa que pensamos é logo em modelos lindos que nos dê confiança, um visual impactante e personalizado, mais a regra principal para conseguirmos alcançar isso é definir primeiramente o formato do rosto.

A ZED vai te ajudar a definir alguns formatos de rosto e qual o óculos ideal para você.

Formato Oval

O formato de rosto oval é considerado ideal, pois se adequa bem a todos os formatos de óculos. O queixo é levemente curvo e a testa mais estreita. As maçãs do rosto são altas e angulares.

Você pode usar qualquer estilo de armação. Para dar mais contraste para as curvas da face, use armações quadradas ou redondas. Abuse das cores!

Formato quadrado

Possui testa larga e a linha da mandíbula forte e evidente. É um formato que possui largura e comprimento proporcionais.

Você pode usar armações redondas ou ovais. Pode abusar nos tons fortes de armações, adicionando contraste ao rosto.

Formato redondo

Bochechas cheias e testa ampla são as características principais de quem possui o formato de rosto redondo. O queixo é mais arredondado que os demais formatos.

Você pode usar armação quadrada ou com ângulos do óculos bem marcados dando mais contraste para o rosto.

Formato retangular

Geralmente possui testa, maças e mandíbulas com larguras iguais e é mais longo do que largo.

Você pode usar armações redondas e ovais

Formato Losango

É um rosto que possui bochechas largas e testa mais estreita. Além de possuir as linhas do maxilar bem angulares.

Você pode usar modelos ovais e sem borda, lentes com linhas da testa mais evidentes ajudam a equilibrar as características faciais.

Também há outras considerações relevantes para se escolher o melhor óculos:

Nariz

  • Nariz Pequeno: Em relação à ponte (ligação entre os dois aros), a melhor opção para nariz pequeno, é o uso de óculos com ponte pequena
  • Nariz Largo: Em relação à ponte (ligação entre os dois aros), escolha opções mais altas.
  • Nariz Longo/ Grande: Em relação à ponte (ligação entre os dois aros), como você possui nariz longo é recomendável que ela seja mais baixa do que a linha superior da armação.
  • Nariz de Oriental: Nariz de orientais não tem o “ossinho” que segura as armações, por isto temos que prestar atenção às pontes (ligação entre os dois aros) dos óculos, pois elas devem ser baixas e com pouca profundidade. Óculos com “nose pads”/ plaquetas são ideais.

 

Região dos Olhos

  • Olheiras: Para ajudar a esconder olheiras, armações foscas ou grossas na altura delas são recomendadas, pois ajudarão a esconder o ar de cansaço.
  • Franja: Para quem tem franja, é preciso tomar muito cuidado para escolher um par de óculos que não a amasse. Por isto, modelos muito grandes, ou muito altos, que tapem a sobrancelha não são indicados.
  • Sobrancelhas bem marcadas: Para sobrancelha grossa e bem marcada, é indicado valoriza-la com armações que a deixem a mostra e a destaquem no rosto!

 

Cabeça

  • Cabeça Grande: Para rostos grandes, escolha modelos mais largos que fiquem confortáveis. É importante frisar que a grande maioria dos óculos da Lema21 possuem hastes flexíveis que se ajustam bem a vários tipos de rosto!
  • Cabeça Pequena: Para rostos pequenos, escolha modelos mais estreitos que fiquem confortáveis.
  • Maçãs do rosto altas: Para maçãs do rosto altas, é preciso tomar cuidado com armações profundas, pois podem incomodar.
  • Barba: Para barba marcante, é preciso leva-la em consideração na escolha de seus óculos. Escolha armações bicolores com cores mais marcantes na parte superior para dar maior leveza ao seu rosto.
  • Traços Delicados: Para traços extremamente delicados, é importante escolher armações com traços mais finos, não muito espessas, para harmonizar com o rosto.

 

Pele e Cabelos

  • Negros: A cor da armação, por sua vez, deve puxar para tons claros e fortes ou âmbar.
  • Loiras: As cores podem ser fortes, com tons escuros e coloridos! Armações douradas ficam incríveis também!
  • Morenos: A cor da armação, devido ao seu tom de pele e cabelos, pode ser qualquer uma! Portanto, não se atenha a este quesito e escolha de acordo com seu gosto pessoal!
  • Morenos de pele e/ou olhos claros: Em relação à cor dos óculos, para moreno de pele com olhos claros, são recomendados tons fortes que destaquem no rosto. Preto, tons em vermelho, em azul são apostas certas!
  • Ruivos: Cores indicadas: tons de preto, vinho, verde, cinza.
  • Carecas: Os carecas possuem a vantagem de não ter que se ater à cor ou ao se tipo de cabelo na hora de escolher seus óculos. A recomendação é ousar, escolhendo armações arrojadas, bem marcantes no rosto!